09/09/2014

16 mm Infância



30 minutos de filme sem som 

Primos queridos: Consegui resgatar uns 30% do material de filme que papai filmou. Uma pena, mas chegamos atrasados e, ao longo dos anos, muita coisa se perdeu e mofou. Salvei 30 minutos encantadores, e postei no Youtube.Vou editar e tentar colocar em câmara lenta, pois cada segundo possui imagens preciosas. Quem quiser a íntegra me fala e eu copio o DVD. Tem mais imagens do Alexandre e do Juninho. Como papai comprou a câmera logo que Juninho nasceu, ele é o principal, e o Alexandre, idem. Nem que seja por uns segundos, vemos Tia Antônia, Tia Florzinha, Tio Barcelos, Tia Tininha,Tia Lourinha, Sinhá Linda, Vovô Levy, Vovó Nini, Vovó Adila (na cachoeira), Emi, Luizinha, Tia Célia, Tia Marília, Dirceu, Armando, Walevska e Orlando, Maurício Menezes, Shirley, Tio Rangel, Jorge Colbert, a primeira comunhão da Rosana, o batismo da minha boneca chamada Desflor (a da Rosana chamava-se Flordês. Nós duas sempre de roupa igual. Até Seu Pastor, pai da Tia Elita, Márcia, Ângela no colo da Tia Célia, Mônica, enfim, um mundo de tias e tios com sobrinhos no colo, muitas festas, o Jair Portinari, então noivo da Madinha Helena, que se casou com o Adyr, que também está no filme, com Sheila. Papai sempre equilibrando crianças e bebês nos ombros, joelho e mãos, e dando bronca, em mim e na Rô...A Fazenda Boa Fé, onde andávamos a cavalo e nadávamos na piscina, eu com onze anos, parecendo vinte. Uma praia que talvez seja Sepetiba, eu lambuzada de lama dançando, eu e Rô dançando de branco no primeiro dia da escola, sempre vestidas iguais, e desta vez é Rosana que dá uma bronca no papai...Me ajudem a identificar algumas pessoas que não lembro o nome, um senhor que anda de braços dados com Madinha Helena, por exemplo. No mais, belas memórias...Tem como baixar direto do youtube, explico neste blog.
Hoje, olhando de longe, vejo uma família unida, alegre, festeira, cheia de tias e tios com sobrinhos e sobrinhas no colo, apesar das tristezas das quais toda família padece, nasci e fui criada junto com meus muito primos, e com os primos e primas da minha mãe, tias-avós: Lourinha, Sinhálinda e Tia Tininha, que tinha ido freira.
Não assistiremos todos juntos como antigamente, mas, mesmo cada um na sua casa, estaremos hoje em harmonia e conectados pelas lembranças.
E repassem para os outros primos.
Beijos, e muitas saudades
Glorinha


Nenhum comentário:

Postar um comentário